Por ser um modelo energético mais econômico, sustentável, limpo e renovável, a energia solar tem gerado cada vez mais interesse e ganhado espaço no Brasil. Porém, ainda há muitas dúvidas acerca desta tecnologia. Sabendo disso, hoje explicamos as diferenças entre a energia solar fotovoltaica, que gera energia elétrica, e energia solar térmica, que serve para aquecer a água a ser utilizada no chuveiro, por exemplo.
Estes são os dois modelos de energia solar mais utilizados no país. Enquanto o sistema fotovoltaico utiliza maior tecnologia e gera eletricidade diretamente dos raios do Sol utilizando-se dos painéis solares, a energia solar térmica utiliza o calor do Sol para aquecer líquidos, como a água. São tecnologias distintas e com funções distintas, tendo em comum a utilização do sol como matéria-prima para a produção de energia.
Conhecido popularmente como “aquecedor solar”, a energia solar térmica utiliza o calor do Sol para fazer o aquecimento de líquidos, utilizando o mecanismo do boiler (reservatório térmico). A energia térmica pode funcionar por termossifão ou circulação forçada (bombeamento). Ela aquece a água para ser usada para o aquecimento de piscinas, bem como água do chuveiro e torneiras.
O sistema de funcionamento por termossifão é, basicamente, uma circulação natural em que a água aquecida nos coletores solares tem densidade menor e sobe para o boiler e provoca a circulação da água presente no reservatório para os coletores, formando o fluxo natural de circulação.
O sistema é utilizado, principalmente, para o aquecimento de água, como a usada nos banhos, como uma boa forma de economizar na conta de energia elétrica, visto que os chuveiros representam um dos principais gastos.
O sistema fotovoltaico é responsável pela captação da radiação solar e pela transformação da mesma em energia elétrica. Diferente da energia solar térmica que aquece a água, a solar fotovoltaica gera energia elétrica para o abastecimento dos mais diversos equipamentos e aparelhos.
As células solares são produzidas com materiais semicondutores (normalmente de silício).
Quando a luz solar incide sobre a superfície dos painéis solares, se estas se encontram conectadas a uma carga, será produzida uma diferença de potencial nesta carga e, portanto, uma circulação de corrente do terminal positivo ao terminal negativo da célula.
Sendo assim, essa carga é transportada até o inversor solar, responsável por converter a energia elétrica gerada para as características da nossa rede elétrica que utilizamos para ligar nossos aparelhos eletrônicos, por exemplo. Ou seja, a energia gerada pelo painel solar está em corrente contínua (CC) e o inversor tem o papel de converter para corrente alternada (CA) para o consumo.
A energia solar fotovoltaica traz grande economia, podendo chegar até a 95% em relação ao valor que seria pago na conta de luz. O sistema tem ótima vida útil, podendo chegar a até 25 anos de pleno funcionamento, e demanda pouquíssima preocupação com manutenção, por raramente estragar. Essa energia renovável, limpa, econômica, eficiente e eficaz tem sido uma boa solução para empresas de diversos ramos.
A energia solar fotovoltaica é uma excelente opção para empresas que buscam economia, boas práticas e se modernizarem. Caso ainda tenha dúvidas sobre qual a melhor forma de contratar a instalação de um sistema de energia solar, entre em contato conosco e faça uma simulação. Fique atento ao nosso Blog para seguir por dentro de todas as novidades e informações sobre sustentabilidade e energia solar.